Esquema de segurança para o Enem conta com 4 mil policiais no Rio

Vai começar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com as provas presenciais marcadas para os próximos dois domingos, 17 e 24, o estado do Rio já colocou em prática um esquema de segurança com mais de 4 mil policiais.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro mobilizou mais de 4 mil policiais militares para garantir a segurança durante a realização das provas em todo o território estadual. O serviço de escolta de provas começou a ser executado nesta sexta-feira (15). Cerca de um milhão de estudantes comparecerão a 1.100 locais de provas no Rio.

Elaborado pela Subsecretaria de Gestão Operacional da SEPM, o plano prevê um conjunto de ações para garantir a segurança antes, durante e depois do Enem no estado. A missão dos policiais militares começa na guarda da Centralizadora Estadual, escolta dos veículos com as provas até as centrais de distribuição dos Correios, e dessas centrais até os locais onde os estudantes farão o exame. O mesmo trabalho será prestado ao final das provas, no sentido inverso.

Para acompanhar a operação de segurança, será montada uma central de coordenação no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, com a presença de todos os órgãos envolvidos – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Correios e Fundação Cesgranrio.  

Os portões dos locais de provas serão abertos às 11h30m, uma hora e meia antes do início do exame. O Enem é uma prova de admissão à educação superior realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.



*com informações da Secretaria de Estado de Polícia Militar


Siga-nos