Parlamentares da bancada do Partido Democrata na Câmara dos Estados Unidos apresentaram formalmente um pedido de impeachment do presidente Donald Trump, nesta segunda-feira (11). O pedido fala em “incitação a insurreição”.
Após a apresentação, que ocorreu às 12h de Brasília, passa a correr um prazo de 24 horas para a abertura do processo. A principal linha argumentativa dos democratas é a de que Donald Trump teria feito “incitação a insurreição” ao incentivar manifestantes a marcharem até a Câmara – o Capitólio – que foi posteriormente invadida, na última quarta-feira (6). Nessa data, Joe Biden foi reconhecido pelos parlamentares como presidente eleito dos EUA.
Durante a invasão, cinco pessoas morreram em confrontos. Segundo o pedido de impeachment, “o presidente Trump colocou em risco a segurança dos Estados Unidos e de suas instituições governamentais. Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e pôs em perigo um dos Poderes (legislativo). Com isso, ele traiu sua confiança como presidente, para prejuízo manifesto do povo dos Estados Unidos."
O mandato de Trump termina no próximo dia 20, o que torna difícil uma aprovação de impeachment antes da posse de Biden. Mesmo assim, os democratas pretendem levar à frente o processo, que precisa ser votado na Câmara e no Senado estadunidenses.