Democratas apresentam pedido de impeachment de Donald Trump nos EUA

Parlamentares da bancada do Partido Democrata na Câmara dos Estados Unidos apresentaram formalmente um pedido de impeachment do presidente Donald Trump, nesta segunda-feira (11). O pedido fala em “incitação a insurreição”.

Após a apresentação, que ocorreu às 12h de Brasília, passa a correr um prazo de 24 horas para a abertura do processo.  A principal linha argumentativa dos democratas é a de que Donald Trump teria feito “incitação a insurreição” ao incentivar manifestantes a marcharem até a Câmara – o Capitólio – que foi posteriormente invadida, na última quarta-feira (6). Nessa data, Joe Biden foi reconhecido pelos parlamentares como presidente eleito dos EUA.

Durante a invasão, cinco pessoas morreram em confrontos. Segundo o pedido de impeachment, “o presidente Trump colocou em risco a segurança dos Estados Unidos e de suas instituições governamentais. Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e pôs em perigo um dos Poderes (legislativo). Com isso, ele traiu sua confiança como presidente, para prejuízo manifesto do povo dos Estados Unidos."

O mandato de Trump termina no próximo dia 20, o que torna difícil uma aprovação de impeachment antes da posse de Biden. Mesmo assim, os democratas pretendem levar à frente o processo, que precisa ser votado na Câmara e no Senado estadunidenses.


Siga-nos