Butantan comemora inclusão de vacina no Programa Nacional de Imunizações

O Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina Coronavac no Brasil, comemorou a inclusão do imunizante no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O anúncio foi feito ontem (07) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília. 

Segundo o Butantan a medida representa a continuidade da parceria de mais de 30 anos entre o Instituto e o Ministério da Saúde para o fornecimento de vacinas aos brasileiros.

O Ministério da Saúde confirmou a assinatura de contrato com o Instituto que permite a incorporação de mais 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os esclarecimentos foram dados um dia após a publicação da Medida Provisória (MP) que facilita e agiliza a compra de vacinas, insumos, bens e serviços de logística para a campanha de imunização.

Leia a nota oficial do Instituto Butantan na íntegra

A inclusão da vacina do Butantan no Programa Nacional de Imunizações representa a continuidade da parceria de mais de 30 anos entre o Instituto e o Ministério da Saúde para o fornecimento de vacinas aos brasileiros.

O anúncio feito hoje em Brasília significa que o MS, como historicamente fez, irá adquirir a vacina contra o coronavírus do Butantan e irá distribuir aos estados, incluindo o de São Paulo.

A minuta de contrato com o órgão federal foi recebida pelo instituto e imediatamente submetida à análise do departamento jurídico visando à sua rápida formalização.

Hoje o Brasil teve três boas notícias na área da saúde: as altas taxas de eficácia da vacina, o início do rito para obtenção do registro junto à Anvisa e o anúncio da parceria entre o MS e o Butantan para fornecer o imunizante à população brasileira.