Pastor é o primeiro negro a ser eleito senador pelo Estado da Geórgia/EUA

Raphael Warnock, que é pastor na Igreja Batista Ebenezer - templo religioso que já foi dirigido por Martin Luther King -, venceu a senadora Kelly Loeffler, e se tornando o primeiro negro a ser eleito senador pelo Estado, que historicamente é um reduto conservador nos EUA. Desde 2000 a Geórgia não elegia um candidato democrata ao Senado.

A vitória é importante ainda para Joe Biden, novo presidente americano, que já tem maioria democrata na Câmara. Com a confirmação da vitória de Warnock, e a iminente vitória de outro democrata (Joe Ossoff) para a segunda cadeira no Estado, o partido deve ter o controle das duas casas do Congresso.

O reverendo fez um pronunciamento aos seus apoiadores na manhã de quarta-feira (06) em um vídeo publicado nas redes sociais.



Obrigado. 

Venho diante de vocês como um americano orgulhoso e filho da Geórgia.  

Minhas raízes estão plantadas profundamente em solo da Geórgia.  

… Uma criança que cresceu nos conjuntos habitacionais Kayton Homes de Savannah, Geórgia. Número 11 de 12 filhos.   

… Um orgulhoso graduado do Morehouse College e pastor da Igreja Batista Ebenezer, o lar espiritual de Martin Luther King Jr. e do congressista John Lewis.

(…) Um filho de meu falecido pai que era pastor, um veterano e um pequeno empresário e minha mãe que, quando adolescente, crescendo em Waycross, Geórgia, costumava colher o algodão de outra pessoa. Mas outro dia, porque esta é a América, os ponteiros de 82 anos que costumavam colher o algodão de outra pessoa foram às urnas e escolheram seu filho mais novo para ser um senador dos Estados Unidos.  

(…) Portanto, estou diante de vocês como um homem que sabe que a jornada improvável que me levou a este lugar neste momento histórico da América só poderia acontecer aqui. 

Disseram-nos que não poderíamos ganhar esta eleição, mas esta noite provamos que, com esperança, muito trabalho e com as pessoas ao nosso lado, TUDO é possível. 

Estou muito honrado com a fé que você demonstrou em mim, e prometo a você o seguinte: vou para o Senado trabalhar pela Geórgia, por toda a Geórgia, não importa em quem você votou nesta eleição.

Neste momento da história americana, Washington tem uma escolha a fazer, todos nós temos uma escolha a fazer.

Continuaremos a dividir, distrair e desonrar uns aos outros ou amaremos nosso próximo como amamos a nós mesmos?

Vamos jogar jogos políticos enquanto pessoas reais sofrem ou vamos vencer lutas justas juntos, ombro a ombro, para o bem da Geórgia, para o bem de nosso país? 

Procuraremos destruir uns aos outros como inimigos ou atenderemos ao chamado para o bem comum, construindo juntos o que o Dr. King chamou de "comunidade amada"?

Eu sei que podemos vencer esta pandemia com ciência e bom senso. 

Sei que podemos reconstruir uma economia mais justa, respeitando a dignidade do trabalho e dos trabalhadores que o fazem. Uma economia que honra aqueles que hoje chamamos de trabalhadores essenciais, pagando-lhes um salário essencial, proporcionando-lhes benefícios essenciais.  

Eu sei que podemos nos aproximar da justiça com empatia e compreensão, paixão e propósito. 

Para todos que estão lutando hoje - quer você tenha votado em mim ou não - saiba disso: eu vejo você. Eu te escuto. E eu vou lutar por você. Eu vou lutar por sua família. 

Aos nossos apoiadores, nossa incrível equipe de campanha e à minha família - obrigado do fundo do meu coração.

E a TODOS os georgianos que marcharam conosco, se organizaram conosco, oraram por nós, lutaram por nós, acreditaram em nós ou compartilharam sua história e sua dor conosco - obrigado por todo o seu amor e apoio. Nas palavras do Dr. King, que cresceu a poucos quarteirões de onde estou hoje: "Estamos amarrados em uma única vestimenta do destino, presos em uma rede inescapável de mutualidade. Tudo o que afeta um diretamente, afeta todos indiretamente." 

Lembro que meu pai costumava me acordar todas as manhãs ao amanhecer. Já era de manhã. Mas ainda estava escuro. Está escuro agora. Mas a manhã chega. E a escritura nos diz que o choro pode durar a noite, mas a alegria vem pela manhã. Levantemo-nos, saudemos a manhã e enfrentemos os desafios deste momento. Juntos, podemos fazer o trabalho necessário e conquistar o futuro para todos os nossos filhos.     

Obrigado. Deus te abençoe, Georgia. E que Deus abençoe esses Estados Unidos da América.