Rio de Janeiro entra em estágio de atenção por causa da chuva

O Centro de Operações da prefeitura do Rio de Janeiro informou que município entrou em estágio de atenção às 10h45 deste sábado (02) devido ao registro de chuva acima de 5mm em 15min no Jardim Botânico (15,6mm), Sepetiba (9,4mm) e Grota Funda (16,8) - o que corresponde ao critério meteorológico protocolar necessário para a mudança de estágio. É o terceiro grau em uma escala de cinco níveis, que serve para orientar a população e os serviços públicos.



De acordo com o Alerta Rio, núcleos de chuva atuam e ganham força em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, como na região do maciço da Tijuca. Esses núcleos provocam chuva moderada a forte em alguns lugares. A tendência é que essa chuva continue ao longo do dia.



Estão previstos pelo menos 80 mm de chuva em média na Região Metropolitana, segundo a Climatempo. Isso é praticamente metade da média de chuva para todo o mês de janeiro.



O excesso de nebulosidade também vai fazer com que a temperatura fique mais baixa para os padrões do verão: a máxima não deve passar dos 27 graus, e de noite os termômetros marcarão 20°.



A cidade estava em estágio de mobilização (por causa das condições do tempo) desde 0h01 de quinta-feira, dia 31 de dezembro de 2020.