Tratando o problema na fonte (NVI) 2 Reis 2.19-22 – (19) Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: "Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva". (20) E disse ele: "Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim". Quando a levaram, (21) ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: "Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva". (22) E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.

Jericó é descrita na Bíblia hebraica como a "Cidade das Palmeiras". Copiosas nascentes dentro e em torno da cidade atraíram a habitação humana por milhares de anos.

Referencia bíblica
Jericó é um ponto de referência: «Então, subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cimo de Pisga, que está defronte de Jericó; e o Senhor lhe mostrou toda a terra de Gileade até Dã.» (Deuteronômio 34.1).
O Livro de Josué narra a famosa batalha de Jericó, após a qual Josué amaldiçoa a cidade: Segundo o Primeiro Livro dos Reis Jericó, séculos depois, um homem chamado Hiel de Betel reconstruiu Jericó e assim como Josué havia predito, ele perdeu seus filhos como resultado. (I Reis 16.34)» (Josué 6.26).

I - Tratando do problema na fonte
Focando no problema:
1. Admitir a existência de um problema;
a) (v.19a) - A cidade está bem localizada (contemp./ NVI) - a situação desta cidade é agradável – é boa (ACR);
b) Porém...; mas...

2. Procurar conhecer o tipo de problema;
a) (v.19b) - Mas a água está poluída (contemp.). Não é boa (NVI) - as águas são más (ACR);

3. Tomar conhecimento do que o problema está causando.
a) (Contemporânea) - por isso a vegetação não cresce
b) (ACR) e a terra é estéril
c) (NTLH) e provoca abortos

Aborto: Um aborto, ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada.

Focando na solução do problema:
1. Procurar a pessoa certa;
a) (v.19a) E os homens da cidade disseram a Eliseu...
 Eliseu era reconhecidamente profeta no lugar de Elias.
 Sempre haverá um homem de Deus que possamos procurar. II Reis 4.9 - E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.

b) Temos que reconhecer quem realmente pode nos ajudar – políticos?! Magistrados?! Amigos?! Todos eles podem até dar uma contribuição, mas não resolvem os nossos problemas na fonte.
 Salmos 33.12 - Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.

2. Pedir a coisa certa de maneira certa;
a) A verdade é que não está de todo ruim – valorização do que tem. (v.19a) - A cidade está bem localizada (contemp./ NVI) - a situação desta cidade é agradável – é boa (ACR);
b) Porém, há muito que melhorar – uma visão realista.

3. Aceitar a instrução de quem acreditamos ser a pessoa certa.
a) Provérbios 8.33 - Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.
b) O que podemos fazer com a instrução?
 Ouvir e não dá ouvidos; “(NVI) Tragam-me um balde novo com um pouco de sal dentro dele”. (ACR) "Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim"
 Ouvir e praticar. Eles trouxeram o balde (tigela nova).
c) Resultado: (v.21) (NVI) ele [profeta] foi à nascente, jogou o sal ali e disse: "Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’ ".

Fonte.
1. O termo fonte, que provém do latim “fons”, admite diversas acepções.
2. É o manancial que brota da terra (do solo)
3. A própria construção provida de pelo menos uma bica ou torneira por onde corre água, como há em muitas praças, em jardins.
4. É sinônimo de chafariz, e costuma ser ornamental, com esculturas e figuras que a embelezem.

Inicialmente, as fontes serviam para ser funcionais.
1. Abasteciam de água os cidadãos.
2. Com o passar do tempo, tornar-se objetos meramente decorativos do âmbito da arquitetura (Fonte de Trevi, em Roma, é uma das fontes mais famosas do mundo).

Em termos gerais as fontes são:
1. É o princípio, a origem, o fundamento ou a causa de algo: “Os conflitos com o meu filho são a fonte das minhas preocupações”.
2. Fonte também é o material (documentos, livros) a que recorre um autor em busca de informação para elaborar um texto ou um trabalho de investigação: “A bíblia é a nossa fonte para a vida eterna com Deus”.
3. Na informática, o CÓDIGO-FONTE é o conjunto de linhas de texto que dá instruções ao computador para executar um software, isto é, indica-lhe o que tem de fazer e de que maneira.

O sal na fonte:
A igreja como sal.
Mateus 5.13 - “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.”
O sal apresenta algumas características que nos ajudarão a compreender o porquê dessa declaração de Jesus:
1. O sal é usado como tempero;
2. O sal é usado como conservante;
3. O sal é usado como purificador; e
4. O sal é usado como remédio.

Conclusão: Jesus disse: João 7.37-38 – (37) E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. (38) Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. Jesus é a fonte pura capaz de matar a nossa sede, e quem crer nele se torna sal e fará a diferença rios de água viva correrão do seu interior.

s