Coronavírus chega à Antártida e está agora em todos os continentes

Após surgir na Ásia e se espalhar por Oceania, Europa, África e América, o novo coronavírus finalmente chegou à Antártida. Segundo o Exército do Chile, 36 pessoas testaram positivo para Covid-19 na estação de pesquisa chilena Bernardo O’Higgins, localizada no gelado continente.

São 26 militares e 10 trabalhadores da manutenção, que foram levados de volta para o Chile. A suspeita é de que o vírus tenha sido transmitido pelo pessoal de um navio que levou suprimentos para a estação na Antártida. A Marinha do Chile confirmou três casos na embarcação.

A confirmação de casos de Covid no continente antártico gerou uma grande preocupação nos pesquisadores. Segundo a cientista Jane Francis, diretora da missão britânica, “nenhuma nação tem instalações médicas para lidar com pessoas gravemente doentes” na Antártida. O objetivo agora é evitar que haja transmissão continuada do coronavírus entre as estações.

A preocupação é ainda maior com a situação das pontes aéreas que ligam a Antártida aos outros continentes. Os diretores das missões de diferentes países no continente têm classificado a logística de transporte de pessoas e suprimentos como uma verdadeira dor de cabeça.