Preso pelo STF, jornalista sofre queda na prisão e é hospitalizado sem sentir as pernas

O blogueiro e jornalista Oswaldo Eustáquio deu entrada no Hospital de Base do Distrito Federal na noite dessa segunda-feira (18) sem movimentar ou sentir as pernas e com uma lesão na coluna.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF), Eustáquio, que teve a prisão determinada pelo STF na última sexta-feira (18), bateu com as costas após sofrer uma queda. A deputada Bia Kicis (PSL) informou ontem em rede social que fez uma visita ao blogueiro e que uma tomografia apontou lesão na 5ª vértebra torácica (5t) da coluna.

No fim da manhã de hoje (22), Sandra Terena, esposa de Oswaldo Eustáquio, relatou que não estava sendo autorizada a ver o marido:

“Gente, estou aqui no hospital. Só falei com o médico. Fui informada que meu marido teve fratura na 5t e chegou ao hospital sem o movimento das pernas. Até agora nem eu nem o advogado pudemos ver meu marido. Angustiante isso. Ele precisa fazer ressonância.”

Por volta das 14h20 também desta terça-feira, a assessoria de comunicação de Oswaldo Eustáquio informou que ele estava sendo encaminhado para o Hospital Universitário de Brasília, para realização uma ressonância magnética, exame mais detalhado da lesão.

Prisão na sexta

Oswaldo Eustáquio estava em prisão domiciliar desde novembro, quando o Superior Tribunal Federal (STF) o proibiu de fazer postagens em redes sociais e de sair de Brasília sem autorização judicial. A alegação foi de que Eustáquio tivesse participação e, financiamento e organização de atos antidemocráticos.

Na última sexta-feira (18), o ministro do STF Alexandre de Moraes, determinou a prisão preventiva de Eustáquio após ele ter deixado sua residência para ir até o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.