Anvisa certifica fábrica chinesa da CoronaVac por boas práticas; resultados saem amanhã

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu nessa segunda-feira (21) a certificação de Boas Práticas de Fabricação à farmacêutica chinesa Sinovac, responsável pelo desenvolvimento da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida em parceria com o Instituto Butantan, aqui no Brasil.

Os técnicos da Anvisa já haviam visitado as instalações da Sinovac na China no final de novembro e receberam, nos últimos dias, informações complementares da empresa e do Instituto Butantan, o que possibilitou a conclusão da avaliação técnica da agência.

“A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade tanto do processo de registro da vacina da Sinovac, quanto de um eventual pedido de autorização de uso emergencial dessa vacina que vier a ser apresentado à Anvisa. Também faz parte dos esforços contínuos da Agência para disponibilizar vacinas para população com qualidade, segurança e eficácia no menor tempo possível.” – informou a agência, em nota.

Eficácia será divulgada nesta quarta (23)

O Instituto Butantan divulgará nesta quarta-feira (23) os resultados finais dos testes da fase 3 do estudo que mede a eficácia da CoronaVac na prevenção da Covid-19. No mesmo dia, será apresentado à Anvisa o pedido de registro definitivo da vacina. Nos bastidores, técnicos do Butantan afirmam que os testes foram um sucesso. A eficácia mínima exigida pela Anvisa para aprovação é de 50%.

A CoronaVac foi incluída pelo Ministério da Saúde na lista de imunizantes que serão utilizados no Plano Nacional de Imunização, dependendo da aprovação da Anvisa. O estado de São Paulo tem acordo para receber mais de 46 milhões de doses e o Butantan negocia com outros estados e cidades a distribuição da vacina. No estado do Rio de Janeiro, as cidades de Niterói e Macaé têm acordo para compra do imunizante.

Na capital, o prefeito eleito, Eduardo Paes, anunciou no sábado (19) a assinatura de um termo de cooperação para a aquisição da CoronaVac.


Siga-nos