A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) anunciou na noite dessa segunda-feira (21) que concluiu o reparo e colocou em operação o novo motor da Elevatória do Lameirão. O abastecimento deve ser normalizado até o fim desta quarta (23).
Com a instalação do novo motor, de 35 toneladas, na galeria de bombas da Elevatória do Lameirão, a unidade já voltou a operar com 100% da capacidade. Desde o dia 15 de novembro, a elevatória operava com 75% de capacidade, causando transtornos e falta d'água a moradores de bairros do Rio e de cidades da Baixada Fluminense. Com o reparo, a companhia deu prazo de 48 horas - até o fim desta quarta (23) - para a normalização do abastecimento.
"Assim que o motor chegou à unidade, na última sexta-feira (18), colocamos equipes trabalhando durante o fim de semana para que pudéssemos reduzir o prazo e voltar a operação com toda a capacidade da elevatória" - afirmou o presidente da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira.
Desconto de 25% no valor das contas
Para compensar os impactos causados à população, a Cedae vai reduzir automaticamente em 25% o valor das contas dos clientes afetados diretamente pela redução no fornecimento de água. A redução da cobrança será automática, sem necessidade de solicitação por parte do cliente.
A revisão automática das contas seguirá os seguintes critérios:
• imóveis localizados nas áreas diretamente afetadas pela redução no fornecimento de água;
• imóveis sem hidrômetros;
• imóveis com hidrômetros e faturados pelo consumo mínimo;
• todas as categorias de consumo (domicílios, comércios, indústrias, públicos e tarifa social).
Os demais casos serão analisados quanto a possibilidade de revisão de contas, seguindo o procedimento abaixo:
• enviar e-mail para revisaodecontalameirao@cedae.com.br;
• informar nome completo, CPF, número de matrícula e motivo da solicitação;
• e anexar documentação comprobatória (notas fiscais, CPF e outros).
*com informações da Cedae