Em meio a colapso da saúde na Suécia, taxistas trabalham distribuindo testes de Covid-19

As autoridades da Suécia decidiram adotar a contratação de cooperativas de táxis para auxiliar na testagem de Covid-19 no país. Um grupo de 1150 taxistas da capital Estocolmo atua desde junho entregando kits para teste do novo coronavírus a pessoas com suspeitas da doença na cidade. 

São duas empresas contratadas que realizam a distribuição de 25 mil testes, metade dos 50 mil que são feitos em média por semana na região para diagnóstico de Covid-19. "Fizemos um curso sobre como atuar, aplicando todas as medidas (de segurança) e guardando distância das pessoas" – contou o taxista Jotta Nikopoulou.

Rei pede desculpas por colapso da saúde

A Suécia e está enfrentando no momento um colapso no sistema de saúde devido à disparada de casos de Covid-19, com demanda de leitos maior do que a oferta. O país tem mais de 360 mil casos confirmados e cerca de 8 mil mortes.

Na última quinta-feira (17), o rei Carl XVI Gustaf fez um pronunciamento em cadeia nacional de televisão em que pediu desculpas à população. “Acho que falhamos”, resumiu o monarca.