Brasileiros e estrangeiros terão que testar negativo para Covid-19 antes de entrar no Brasil Uma portaria publicada nessa quinta-feira (17) no Diário Oficial da União institui como obrigatória a apresentação de teste PCR negativo para o novo coronavírus para quem for desembarcar no Brasil a partir de 30 de dezembro. A medida vale tanto para brasileiros como para estrangeiros.
A responsabilidade será das companhias aéreas, que deverão regular o embarque dos passageiros. O teste tem que ser o PCR, padrão ouro no diagnóstico de Covid-19, e precisa ter sido realizado até 72 horas antes do embarque.
A medida já havia sido estabelecida anteriormente, no auge dos casos na metade do ano, mas agora passa a incluir também brasileiros que estejam no exterior, e não mais somente estrangeiros. Os passageiros também vão ter que preencher uma declaração de saúde do viajante na qual concordam com o cumprimento de medidas sanitárias enquanto estiverem no país.
A portaria, publicada nessa quinta (17), foi assinada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz Mendonça. A medida passa a valer no dia 30 de dezembro.