Prefeitura do Rio abre a partir de hoje (18) matrículas para escolas municipais em 2021

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) abre neste sábado (18), às 8h, o processo de matrículas para o ano letivo de 2021 nas unidades municipais. Primeira fase é para Educação Especial, e alunos que não desejam se transferir terão renovação automática.

As matrículas serão feitas apenas pela internet, pelo site www.matricula.rio. Para aqueles que não possuem acesso a internet, a SME vai disponibilizar polos em 1542 escolas municipais para realização da matrícula. Funcionários vão atender o público de segunda à sexta, das 8h às 14h, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

O cronograma de realização de matrícula terá quatro fases, começando neste sábado (18), às 8h, lembrando que quem já for matriculado na rede municipal e não quiser ser transferido terá renovação automática. Veja as datas:

Educação Especial - (18 a 21 de dezembro)

Na primeira fase, serão realizadas as matrículas de novos alunos ou transferências de alunos da Educação Especial. Se o candidato não estuda na rede municipal, o responsável deve selecionar um dos locais indicados no site para avaliação e encaminhamento ao melhor atendimento pedagógico.

Creche/Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) - (5 a 10 de janeiro de 2021)

As inscrições para as crianças na idade de creche, entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, serão realizadas entre os dias 5 e 10 de janeiro de 2021. Nesse mesmo período, será possível ainda fazer transferência para outra unidade da Rede Municipal das crianças já atendidas nas Creches/EDIs da Prefeitura do Rio.

Caso precise comprovar algum critério classificatório que foi sinalizado no momento da inscrição, é necessário que o responsável compareça a uma das unidades para a qual fez a inscrição no próximo dia útil após a inscrição com os documentos pertinentes à confirmação da prioridade.

Transferência interna para Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – (8 a 13 de janeiro de 2021)

A transferência para outras unidades escolares da Rede Municipal dos alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e da EJA acontecerá entre os dias 8 a 13 de janeiro. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada no Comprovante de Inscrição.

Novos alunos para Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – (19 a 24 de janeiro de 2021)

A transferência de alunos da rede particular ou outros entes federativos para a rede municipal do Rio de Janeiro dos alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos acontecerá entre os dias 19 a 24 de janeiro. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada no Comprovante de Inscrição.

Todas as matrículas serão feitas pelo site www.matricula.rio.



*com informações da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro