Temporal em Santa Catarina deixa 7 mortos e desaparecidos

A Defesa Civil de Santa Catarina já registrou 7 mortes e mais pessoas desaparecidas após as fortes chuvas que assolaram o Vale do Itajaí, região metropolitana do estado, entre a noite desta quarta-feira (16) e a manhã desta quinta (17).

O temporal provocou alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. A cidade de Presidente Getúlio contabilizou sete pessoas mortas e está com os acessos bloqueados por conta dos deslizamentos. O município de Ibirama também registrou uma morte. Alex Lima, comandante dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio classificou a situação como “caótica”:

“A situação aqui na cidade de Presidente Getúlio é caótica. Recebemos mais de 100 ligações, a maioria delas em virtude de inundação. (Inundou) Casas, veículos que estavam sendo arrastados. Tiveram casas em que (a água) passou do ombro das pessoas. Foram confirmados óbitos em virtude dessa enxurrada” – afirmou.

O volume de chuva registrado em Santa Catarina foi de 121 milímetros em 12 horas. O esperado para todo o mês de dezembro é de 153 milímetros. Os bombeiros atenderam a mais de 100 chamados desde a noite de ontem, o número de pessoas desaparecidas ainda não foi confirmado até o último balanço.

Também foram registrados alagamentos e estragos na Grande Florianópolis e no Oeste do estado. Os números ainda estão sendo atualizados pelas autoridades catarinenses.