Aplicação que auxilia médicos no diagnóstico de Covid-19 ganha destaque em premiação internacional

Uma aplicação de computador que pode auxiliar médicos no diagnóstico de Covid-19 ficou em segundo lugar na edição de 2020 do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, categoria Fornecedores de Softwares e Serviços. A inciativa está em fase de testes.

Desenvolvido pela multinacional Angola Cables, do ramo de TICs (Novas Tencologia de Informação e Comunicação), o programa Symbio X Vision analisa exames de imagem de pacientes para identificar alterações nos pulmões causadas pela Covid-19 e outras doenças que atingem o órgão respiratório.

“Nosso modelo aplica machine learning na leitura de informações e inteligência artificial para interpretar os dados e aprender características de diversas enfermidades que afetam os pulmões” – explicam Julio Chilela e Lírio Ramalheira, engenheiros de dados responsáveis pela inteligência tecnológica do projeto.

A iniciativa está em fase de testes por profissionais de tecnologia e saúde, que avaliam parâmetros como precisão e sensibilidade, para que o produto atenda a padrões internacionais. O Centro Universitário Christus, faculdade de Fortaleza, e o Colégio Nacional de Radiologia, em Angola, lideram os testes tanto no Brasil quanto no país africano.

Segundo a Angola Cables, a aplicação é gratuita.