Apesar da semelhança entre o Roupa Nova e o Novo Som, Alex Gonzaga garante ser apenas coincidência

Nesta semana em que o Brasil chorou a perda de um grande nome da música brasileira, o vocalista Paulinho, da banda Roupa Nova, músicos cristãos também lamentaram a perda. Um deles foi Alex Gonzaga que usou suas redes sociais para manifestar solidariedade aos amigos e familiares de Paulinho. O vocalista do Novo Som falou à Melodia sobre a identidade que muitos enxergam entre as duas bandas. Alex entregou ainda a novidade que o Novo Som prepara para o início de 2021, com um álbum de músicas inéditas e com parcerias como PG.

O que o Paulinho representou para a música brasileira e como você reagiu a essa perda?


Alex Gonzaga: Sentimos muito a perda do Paulinho. Até porque todos nós gostamos de uma boa música, e o Roupa Nova sempre teve uma musicalidade acima do normal, acima da média. Todos os componentes são excelentes, cada um no comando do seu instrumento, e o instrumento do Paulinho principalmente era a voz, uma voz diferenciada. Então a gente sentiu muito. A nossa música brasileira perde muito com o falecimento do Paulinho e, obviamente, vai perder bastante pela própria essência do Roupa Nova, que é desse conjunto, desse misto de vários talentos, dessa química de vários talentos. Quando você perde, principalmente, um vocalista, uma pessoa que tem os registros de voz, é um pouco mais complicado uma substituição. Mas os caras são tão talentosos, e vamos aguardar o que vai acontecer para frente.

Muitas pessoas veem uma relação de musicalidade muito grande entre o Novo Som e o Roupa Nova. Como você enxerga esta associação?


Sempre tivemos muitas pessoas que pediram esse trabalho do Novo Som com o Roupa Nova, mas nunca tivemos esse contato artístico para fazer algo juntos, o que seria para nós um privilégio, musicalmente falando. 
Algumas pessoas falam, “o Novo Som é o Roupa Nova da música cristã, da música gospel...”. Na realidade nada foi feito nesse sentido, não que a gente não tenha o prazer – e para nós é até um privilégio – de sermos lembrados nesse sentido. Se a gente é lembrado assim, tendo a mesma essência, uma proximidade de essência musical do Roupa Nova, para nós é muito bom, porque os caras são excelentes. A música do Roupa Nova sempre foi uma música de excelência. Eu estou falando sempre musicalmente, quero que as pessoas entendam isso, como músico. E, logicamente, a gente bebeu de algumas fontes parecidas. Então, quando você replica isso nas músicas, nas canções, aparece ali o resultado, isso é normal. Que bom que a gente tem, como torno a falar, uma referência de ser lembrado com a musicalidade do Roupa Nova, mas não foi nada diretamente feito para isso.

É verdade quem vem novidades por aí?


Sim! Agora, se Deus quiser, no dia 15 de janeiro, a gente vai lançar um projeto que já era pra ter sido lançado em 2020, mas com toda essa situação pandêmica a gente teve que segurar um pouquinho. Teremos um trabalho do Novo Som com músicas novas e com participações de alguns parceiros nossos. A primeira que será lançada, dia 15 de janeiro - e com certeza será lançada em primeiríssima mão pela Melodia, que é a nossa parceira aqui no Rio de Janeiro – é a música ‘Tudo Que Trai O Teu Coração’, com Novo Som e PG. Isso pra galera chegar e começar muito bem o ano. Por que dia 15 de janeiro? A gente ia lançar agora no final do ano, mas preferimos dar um tempinho maior para que seja um lançamento de uma forma mais pesada, com algumas promoções, eu não tenho dúvida que a Melodia estará participando disso.

E como está a agenda?


A agenda estava começando a andar um pouquinho agora, de outubro para cá, e agora a coisa deu uma segurada por essa, até então, segunda onda de Covid-19 que dizem que está chegando. Estamos vendo que as coisas realmente estão acontecendo, vamos aguardar para ver como será o início de 2021. Esperamos que essa vacina venha logo, que ela seja uma vacina realmente com um grande percentual de imunização da população não só brasileira, mas mundial. Mas a gente vai ficar muito feliz se isso acontecer e, obviamente, Deus no comando de tudo, principalmente.
A gente agradece o carinho da Melodia sempre comigo e o Novo Som. Desde já desejando um grande Natal, um Natal abençoado na presença de Deus. Com certeza vai ser um Natal mais recolhido, bem mais em família mesmo, e um 2021 de virada. O ano de 2020 foi muito difícil, mas o ano de 2021 de virada, de paz, Deus realmente comandando e transformando esse mundo em um mundo melhor. Tomara que tudo que tenha acontecido em 2020 seja para que a gente possa ter uma linha de raciocínio maior, entendendo que a gente não é nada, uma coisa invisível pode derrubar todo mundo. Mas por isso mesmo a gente tem uma coisa invisível muito maior, que é a fé, a fé em Deus. E Deus vai virar esse jogo e vai abençoar muito, não só a nossa nação brasileira, como o mundo inteiro. Um beijo grande a todos da Melodia. Obrigado pelo carinho de sempre.



Contatos

Para conferir os novos trabalhos de Alex Gonzaga e do Novo Som, bem como a agenda, é só segui-los no Instagram: @novosomoficial  e @alexgonzagaoficial