Procon-RJ lança cartilha com os 25 golpes mais comuns na internet. Saiba identificar

O Procon Estadual do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (15) uma cartilha com os 25 golpes mais comuns na internet. O objetivo é alertar e orientas os consumidores para não serem vítimas de fraudes ou terem informações pessoais coletadas por criminosos.

"A melhor maneira de evitar o golpe é entender como funciona, como esses fraudadores agem. Por esse motivo criamos essa cartilha de como funcionam os golpes, para alertar a população. Com a pandemia, o número de consumidores que passaram a efetuar compras online aumentou e consequentemente, as tentativas de fraudes também" declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Alguns dos golpes mais famosos são os que utilizam notificações falsas, mensagens que oferecem pacote de dados de internet gratuitos, ofertas muito vantajosas e falsa venda de produtos. Merecem destaque, porém, as fraudes envolvendo o Auxílio Emergencial.

“Antes mesmo do Governo Federal liberar o cadastramento de beneficiários do ‘auxílio emergencial’, criminosos criaram um site falso que prometia um “auxílio cidadão” no valor de R$ 200 reais para as vítimas. A plataforma apropriou-se de marcas de canais do governo para enganar os consumidores, incentivando o usuário a clicar em um link ou baixar um arquivo malicioso.” – diz a cartilha.

Para se proteger, os usuários precisam estar atentos e desconfiar de ofertas muito vantajosas. Além disso, é importante evitar clicar em links e digitar diretamente o endereço da loja ou do serviço no navegador de internet. Outras dicas e a lista completa com os 25 golpes mais comuns você encontra no link abaixo:

https://bit.ly/cartilha-golpes



*com informações do Procon-RJ