Governo do Rio lança Plano de Contingência para chuvas de verão. Saiba como receber alertas

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, lançou nesta terça-feira o Plano de Contingência para as chuvas de verão do estado. O plano detalha a ação integrada em parceria com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e as prefeituras do estado.

O foco do plano, que tem vigência de 12 meses, é atuar de forma preventiva a desastres causados pelas chuvas. O coronel Leandro Sampaio Monteiro, secretário estadual de Defesa Civil e Comandante-geral do Corpo de Bombeiros do RJ, informou que 70 sirenes de alerta de risco entrarão em operação, sendo somadas às 212 já em ação.

Sirenes inoperantes voltarão a funcionar nos municípios de São João de Meriti, Duque de Caxias, Queimados, Magé, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Areal, Barra do Piraí, Barra Mansa e Bom Jardim. Cada município do Rio receberá um caderno de recomendações para redução do risco de desastres.

Além disso, o estado ainda contará com mais de 3 mil voluntários da Rede Salvar, que atuarão no apoio a ações públicas de resposta a situações de emergência.

Serviços para a população

Um dos principais pontos do Plano de Contingência será a comunicação com a população, seja preventiva ou em atendimento a emergências. Confira os principais canais:

- Site do Plano de Contingência, com informativos e situação meteorológica: http://www.contingenciaverao.rj.gov.br/

- WhatsApp do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ): 21 98596-9152 - envie uma mensagem qualquer para receber instruções

- Canal do Telegram do CEMADEN-RJ: https://t.me/monitoramentocemadenrj