Banco de Sangue do Hospital Pedro Ernesto, no Rio, precisa urgentemente de novas doações O Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), está precisando urgentemente de novas doações. Na última semana, houve uma queda de 40% nas doações de sangue e a situação é crítica, colocando em risco a realização de cirurgias e o atendimento aos muitos pacientes que lutam pela vida, sofrendo de doenças como leucemia, anemia hemolítica e outras enfermidades que necessitam de doações regulares.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde, e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O procedimento dura cerca de 50 minutos e é muito seguro, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, sendo acompanhado de medidas protetivas. Para evitar aglomerações, o Hupe está agendando as doações pelo telefone (21) 2868-8134.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O endereço é Boulevard 28 de setembro, 109, Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro.