Ministério da Saúde confirma primeiro caso oficial de reinfecção por coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quinta-feira (10) o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil – e o 27º no mundo. A pasta afirmou que se trata de uma paciente de 37 anos, profissional de saúde com atuação em serviços no Rio Grande do Norte e na Paraíba. A confirmação ocorreu por meio de sequenciamento genético realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

"O caso reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel", diz a pasta em nota.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, a paciente apresentou um quadro de síndrome gripal (dor de cabeça, dor abdominal e coriza) em 17 de junho deste ano, tendo coletado amostra para teste RT-PCR na Paraíba três dias depois. O resultado foi positivo para o SARS-CoV-2. Em 11 de outubro, a paciente voltou a apresentar o quadro de síndrome gripal, segundo o governo, com sintomas como dor de cabeça e distúrbios no paladar e no olfato. O teste realizado no dia 13 de outubro voltou a dar positivo. As amostras foram enviadas para a Fiocruz para investigação laboratorial.

“A Secretaria de Saúde Pública ressalta ainda que foi constatada a presença de linhagens distintas do vírus nas amostras coletadas, o que confirma o primeiro caso de reinfecção do país. Existem hoje no Rio Grande do Norte, nove casos notificados, sendo um confirmado, cinco em investigação e três com inviabilidade de análise”, informou a pasta potiguar.

"O Governo Federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados", acrescentou o Ministério da Saúde.