Após 50 anos da missão Apollo 11, 1/4 dos brasileiros não acreditam que o homem pisou na Lua

Um em cada quatro brasileiros não acredita que o homem pisou na Lua, segundo pesquisa feita pelo Instituto Datafolha. Para lembrar neste sábado (20) os 50 anos da missão Apollo 11, quando pela primeira vez o homem pisou na Lua, uma pesquisa mostra que, quanto maior a idade, maior é a desconfiança com relação ao assunto.



Pessoas acima de 60 anos, e que, portanto, já eram nascidas em 1969, são as que menos acreditam que o homem foi à Lua.



A pesquisa feita em 103 cidades brasileiras também aponta que há forte relação entre a escolaridade do entrevistado e a descrença nas missões lunares. No mesmo mês, o instituto Datafolha também divulgou uma pesquisa revelando que 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana.



Foram entrevistadas 2.086 pessoas, das quais 70% responderam que acreditam, sim, que Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharam na Lua em 20 de julho de 1969. No entanto, uma parcela de 26% não consegue acreditar que a viagem de fato aconteceu. Os outros 4% disseram não ter opinião formada sobre o fato.



Na separação por escolaridade, o maior índice de descrentes é entre as pessoas que pararam os estudos ao fim do ensino fundamental (38%). Entre as pessoas que estudaram até o Ensino Médio, o percentual dos que não acreditam que a missão de fato aconteceu é de 21%. Entre os que estudaram em universidades, 14% consideram as missões à Lua “uma fraude”.