Cláudio Castro e Crivella anunciam mais leitos e fechamento de escolas municipais no Rio

Em coletiva de imprensa conjunta, no começo da tarde desta sexta-feira (04), o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciaram a abertura de mais leitos de UTI e o fechamento das escolas municipais na capital. Outras medidas foram divulgadas.

Serão abertos em até três semanas quase 400 leitos de Covid-19 na rede estadual e mais 220 na rede municipal, sendo 50 deles de UTI. O prefeito Marcelo Crivella anunciou também o fechamento das escolas municipais na cidade do Rio, atendendo uma das recomendações do Comitê Científico:

"As escolas municipais nós estamos interrompendo, esperando que a gente consiga controlar essa curva e ela volte a uma estabilidade" – relatou o prefeito.

Outra medida divulgada pelos mandatários foi a permissão, a partir de hoje, para que shoppings e centros comerciais fiquem abertos 24 horas por dia. A expectativa é de que se evite aglomerações durante as compras de natal nas lojas e no transporte público.

Na coletiva, Castro e Crivella disseram que a valiação é de que as eleições, em especial as aglomerações durante as campanhas, foram as principais responsáveis pela alta de casos. Os dois acreditam que os números devem abaixar nas próximas semanas.

Outras medidas

O município do Rio terá também tomógrafos trabalhando 24 horas por dia para examinar pacientes de Covid-19, já a partir da próxima semana. As praias continuarão abertas, mas o prefeito Marcelo Crivella pediu para que a população respeite as regras sanitárias para que não haja retrocesso.

Já o governador Cláudio Castro voltou a afirmar que o estado não trabalha com a possibilidade de voltar atrás na flexibilização, mas tem foco em quatro pilares: transparência, reabertura de leitos, fiscalização e conscientização da população.

Testes e números

O Rio começou hoje a realizar testes gratuitos em três pontos do estado, dois em São Gonçalo e um em Volta Redonda, por meio de agendamento no aplicativo ‘Dados do Bem’.

Até ontem (03), segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 365.185 casos de Covid-19 em todo o estado do Rio de Janeiro, com 22.891 óbitos. Na capital, são 142.231 casos confirmados e 13.465 mortes.