Aplicativo ‘Dados do Bem’ já permite agendamento para teste gratuito de Covid-19 no Rio

O aplicativo ‘Dados do Bem’ já permite o agendamento para realização de testes gratuitos de Covid-19 no Rio. A ação faz parte do plano de testagem em massa divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, que foi adiado para esta sexta-feira (04), mas só poderão ser testadas as pessoas entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas da doença, como tosse, febre e dificuldade de respirar.

Por enquanto, os exames são feitos em três unidades, sendo o hospital Estadual Alberto Torres e a UPA Colubandê, ambos em São Gonçalo, e o Hospital Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda. Os interessados podem baixar o aplicativo ‘Dados do Bem’, se cadastrar e preencher uma autoavaliação. O app fará, então, a seleção dos pacientes aptos a serem testados, que receberão dia, horário e local. O agendamento será de segunda a segunda, das 78h às 19h.

O teste feito será o RT-PCR, com recolhimento de amostras do nariz do paciente, que é o padrão ouro para a Covid-19 (o mais preciso). O resultado vai sair em até 72h por meio do aplicativo, e quem testar positivo poderá indicar mais cinco familiares para serem examinados também.

‘Dados do Bem’

O aplicativo é uma iniciativa sem fins lucrativos do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox. Além do agendamento, nele é possível encontrar mapas de contágio, permitindo saber se uma região tem maior ou menor índice de contágio, além de dicas para se prevenir do coronavírus.

O app está disponível para Android e iOS.