Recolocação no mercado de trabalho passa pelo universo digital

Não é de hoje que o meio digital tem grande influência no mercado de trabalho. As pessoas e as empresas estão cada vez mais conectadas, o que requer atualização e qualificação nesse sentido. Com a pandemia e a necessidade de se fazer isolamento social, a digitalização se tornou prioridade e acelerou a demanda por profissionais capacitados para as chamadas profissões do futuro, que no geral são ligadas ao digital. No início do ano, o Linkedin publicou um levantamento com 15 atividades profissionais emergentes, sendo que 9 delas estão relacionadas à tecnologia da informação.

Matheus Jacob é formado em Economia pelo Insper, mestre em Filosofia pela PUC-SP, com educação executiva em Liderança e Comunicação pela Chicago Booth Business School e em Retórica e Persuasão pela Harvard University. Ele fala sobre esta nova tendência no meio corporativo.

Esta mudança adotadas por empresas no processo seletivo precede a pandemia?


Matheus Jacob: Já tínhamos uma tendência de várias empresas pedirem um vídeo, por exemplo, junto com o currículo para avaliarem a comunicação da pessoa. E até alguns processos seletivos foram feitos inteiramente por plataformas como Zoom e até chamadas de vídeo pelo WhatsApp. Para um melhor resultado, os mínimos detalhes devem ser observados nas gravações de vídeos para as candidaturas, como escolher uma roupa e um cenário adequados ao contexto, evitar acessórios e ambientes chamativos e verificar questões técnicas de áudio, qualidade de imagem e iluminação.

O que normalmente é avaliado nos candidatos em uma contratação online?


Existem algumas etapas que envolvem dinâmicas, com tempo estipulado para as respostas, que visam avaliar competências como assertividade, carisma, agilidade e afins. É de extrema importância que as pessoas estejam aptas e preparadas para interagir no digital. Cada vez mais o pessoal de recursos humanos, em uma série de vagas, tem a função de olhar as redes sociais dos candidatos, principalmente o Linkedin. A presença nas redes sociais também tem que ser muito boa e passar uma imagem adequada.

A forma como o profissional se apresenta em sua redes sociais acaba influenciando na decisão de contratação?

Os canais de interação social na internet podem contribuir ou atrapalhar quando o profissional está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, por isso devem ser utilizados com cautela. Hoje, cada vez mais essa imagem digital vai ser importante para a recolocação profissional. De certa forma, a imagem pessoal sempre foi relevante nas entrevistas e apresentações, além do layout e da qualidade do currículo, e isso passa a ser estendido para o universo digital, seja em redes sociais, vídeos gravados ou até mesmo em chamadas de vídeos.