Dia do Teólogo: data é comemorada neste 30 de novembro

O Dia do Teólogo é comemorado no dia 30 de novembro. A data foi instituída em janeiro de 1991 pela Lei Nº 4.504 e é marcada em todo o Brasil por comemorações e atividades alusivas ao estudioso das religiões.

Graduados no curso de Teologia são comprometidos com o estudo sobre Deus, principalmente no viés do cristianismo. A teóloga e o teólogo se debruçam sobre o estudo bíblico-teológico com o intuito de dedicar-se à evangelização, pesquisa e estabelecer um diálogo da igreja com a sociedade. 

A formação não é obrigatória para o exercício pastoral. No entanto, em caso de vocação, atua como uma preparação para atividades missionárias e até mesmo para o desenvolvimento do ministério pastoral. 



Áreas de atuação em Teologia 

A carreira conta com amplas possibilidades de atuação, devido a interdisciplinaridade presente na graduação. Confira algumas oportunidades abaixo: 

Liderança pastoral;

Ações missionárias e humanitárias;

Capelania;

Ensino e pesquisa;

Consultoria em trabalhos voltados para a religião;

Produção de materiais para livros e revistas sobre temas religiosos.

Curso de Teologia

O curso de Teologia é desenvolvido com a titulação de bacharelado e duração média de três anos. As disciplinas abrangem diferentes áreas, em especial, das Ciências Humanas, como Antropologia, História e Sociologia. A grade curricular também aborda disciplinas mais específicas, como Teologia Pastoral, Teologia Sistemática, História do Cristianismo, Línguas Bíblicas, entre outras.

Grandes Teólogos

João Calvino
- Enfatizou a visão substitutiva penal da expiação. Assumiu um compromisso central com a noção agostiniana da soberania de Deus na salvação. Ensinou que a Escritura deve interpretar a Escritura. Usou o conceito da Aliança como princípio organizador da teologia cristã.

Martinho Lutero - teve um papel instrumental na Reforma. Ele foi definitivamente um teólogo por mérito próprio.

Friedrich Schleiermacher e Adolf von Harnack - Schleiermacher fez da experiência subjetiva do crente (especificamente o sentimento de dependência total) o centro da teologia e, assim, tornou-se o “Pai do liberalismo”. Juntamente com o trabalho posterior de Adolf von Harnack, ambos causaram um grande efeito. As reverberações continuam a ecoar em toda a teologia cristã.

John Wesley - importante líder de um movimento de renovação dentro do anglicanismo que, ao fim, originou o Metodismo e o Movimento de Santidade (Igreja Evangélica Holiness). 

Jonathan Edwards - Um renomado pregador e intérprete de teologia puritana, o legado de Edwards projetou uma longa sombra sobre o protestantismo norte-americano.

C. S. Lewis - Foi um apologista, e articulou habilmente os fundamentos da fé cristã. Ele é mais conhecido por seus trabalhos envolvendo a apologia cristã, com vasta produção literária.

Ainda hoje Deus tem levantado homens e mulheres vocacionados à Teologia, ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo.

 


Siga-nos