Após governador, prefeito eleito Eduardo Paes também anuncia testagem em massa no Rio

A exemplo do governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o prefeito eleito neste domingo (29), Eduardo Paes, afirmou que pretende realizar testes em massa na cidade como medida contra a Covid-19. Os discursos também estão alinhados em relação a realização de um novo lockdown, que ambos descartam por hora.

Desde a primeira entrevista coletiva após a vitória, ontem, Eduardo Paes vem dizendo que vai pedir de 400 a 450 mil testes de Covid-19 ao governo federal, de um estoque de quase 7 milhões do Ministério da Saúde, já no início do ano. Os testes estão parados e próximos da data de vencimento.

"Vamos começar a trabalhar primeiro pra trazer muita testagem para a cidade do Rio de Janeiro. O governo federal tem uma quantidade muito grande de teste neste momento e a gente quer trazer, pelo menos, 400 ou 450 mil testes" – reforçou Eduardo Paes em entrevista neta manhã.

Na semana passada, o governador Cláudio Castro já havia anunciado a testagem em massa em todo o estado. Mas ainda não foi divulgado o plano nem a data de início dos testes que, segundo Cláudio Castro, acontecerão em postos que terão também exames de imagem.

Sobre um possível novo lockdown para evitar ou combater uma segunda onda de Covid-19 no estado e na capital, o governador descartou a possibilidade: “Não fecharemos nada neste momento. A nossa ação é de conscientização” – afirmou. O discurso é parecido com o de Eduardo Paes, que falou em ações “praticáveis pela população”:

"O que é importante agora é que a gente identifique medidas de combate a pandemia e de distanciamento social praticáveis pela população, efetivas. Não adianta a gente pedir coisas para a população que muitas vezes a gente sabe que ela não vai cumprir" – disse o prefeito eleito.

Prefeitura realizou testagem no Detran,RJ

No sábado (28), a Prefeitura do Rio realizou a testagem em sistema “drive-thru” em dois postos do Detran.RJ, na Barra da Tijuca e no largo do Machado. O subsecretário de Atenção Primária, Leonardo El Warrak, comemorou a ampliação dos testes:

“Estamos dando mais um importante passo neste enfrentamento do vírus. A ação ampliou o acesso das pessoas a testagem do covid-19, além de ser mais um forma de auxiliar as pessoas que estão com sintomas da infecção e precisam ser testadas de forma prática, segura e rápida .O sistema drive thru garante o acesso a pessoas com dificuldade de locomoção ou a saúde mais frágil”.

O Detran.RJ informou que deixa seus postos à disposição para novas ações.