Eduardo Paes é o novo prefeito do Rio

Com 87,96% dos votos apurados, Eduardo Paes (DEM) é o novo prefeito do Rio de Janeiro. Ele venceu a disputa contra o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) com 64,41% dos votos válidos, de acordo com os dados totais de apuração divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (29), segundo turno das eleições.

Paes foi prefeito do Rio de Janeiro por duas vezes, em 2008 e 2012. Também concorreu ao governo do estado em 2018, mas não saiu vencedor. E agora vai comandar novamente a prefeitura da Cidade Maravilhosa nos próximos quatro anos.

Perfil



Eduardo da Costa Paes tem 50 anos e é carioca nascido e criado no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. Casado com Cristine Assed, é pai de dois filhos, Isabel e Bernardo. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e começou a carreira política em 1993, aos 23 anos, quando assumiu a Subprefeitura de Jacarepaguá e da Barra durante o mandato de César Maia. Foi o vereador mais votado do Brasil em 1998, antes de assumir dois mandatos como deputado federal. Foi também Secretário Municipal do Meio Ambiente em 2000, no mandato de Luiz Paulo Conde. Assumiu em 2007, no governo de Sérgio Cabral, a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer. Em 2008 foi eleito prefeito do Rio de Janeiro, cargo que ocupou por dois mandatos, se reelegendo em 2012.



Outros eleitos no Estado do Rio



O Rio de Janeiro teve ainda segundo turno em mais quatro cidades. Os eleitos  são os seguintes:



Campos de Goytacazes - Wladimir Garotinho (PSD)



Petrópolis- Rubens Bomtempo (PSB)



São Gonçalo - Capitão Nelson (Avante)



São João de Meriti - Dr. João (DEM)