Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres tem ações especiais no RJ Neste domingo, 29 de novembro, é o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. Para marcar a data, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realiza uma série de ações com o objetivo de reforçar a importância da cultura de prevenção na sociedade. Abrindo as comemorações, o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi iluminado de laranja na sexta-feira (27), e continua até este domingo (29).

Este é o nono ano consecutivo de atividades. O calendário conta com lives temáticas, exercícios simulados, divulgação de estudos de gestão de risco, mapas de suscetibilidade e culmina com o lançamento do Plano de Contingência para Chuvas Intensas de Verão, em dezembro.

“Trabalhamos de forma integrada com outras secretarias e órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro para traçar estratégias de adoção de ações preventivas a desastres no território fluminense. O planejamento é fruto da análise de cenários de risco e tem como objetivo garantir respostas eficazes e proteção à população, além de reduzir danos e prejuízos”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro.