São Carlos/SP decreta estado de emergência devido as fortes chuvas A prefeitura de São Carlos, a cerca de 230 quilômetros da capital paulista, reconheceu o estado de emergência, após os danos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde quinta-feira (26). O decreto foi publicado na edição de hoje (28) do Diário Oficial do município. 

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é de chuva até a tarde de domingo (29).
A zona central do município é onde mais se registraram estragos ocasionados pelas chuvas. Em nota, a prefeitura informou que 130 comerciantes perderam todas as suas mercadorias e que 37 veículos foram arrastados pela chuva, a maioria com perda total. 

No total, 39 famílias tiveram as casas inundadas, das quais três perderam o imóvel, em virtude do comprometimento da estrutura, além de mobília e eletrodomésticos.

Na quinta-feira, a ministra Damares Alves, que nasceu em São Carlos, usou as redes sociais para lamentar os estragos causados pelo temporal.

“E termino meu dia com imagens tristes do que aconteceu hoje (quinta) em minha cidade São Carlos/SP. É a terceira vez que minha cidade, este ano, sofre com as fortes chuvas. Sei o quanto o povo desta cidade é trabalhador. São Carlos abriga um povo ordeiro e guerreiro. Ver pessoas perderam tudo assim, ver o centro comercial ser destruído me arranca lágrimas. Preocupada com os amigos, familiares e com o povo querido. Já ligando para saber como posso ajudar. Força, São Carlos”, escreveu a ministra.