TRE do Rio ainda busca mesários voluntários para segundo turno

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) ainda busca de 2 a 3 mil voluntários para atuarem como mesários no segundo turno das eleições municipais, que ocorrem no próximo domingo (29). As inscrições são pela internet e vão até amanhã (27).

Em todo o estado serão cinco cidades com realização de segundo turno, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti. Em todas as cidades os eleitores podem se inscrever pelos portais do TSE até esta sexta feira (27). Se for necessário, o as seções podem convocar pessoas da fila no dia da eleição.

Como se inscrever

Os voluntários podem se inscrever por meio da página do TRE-RJ na internet, no endereço https://www.tre-rj.jus.br/eleitor/mesario-voluntario, ou pelo aplicativo e-Título, do TSE, disponível para Android e IOS.

Quem não pode ser mesário voluntário?

São impedidos de atuarem como mesários: 

- Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, bem como o cônjuge ou companheiro; 

- Os membros de diretórios de partidos que exerçam função executiva;

- As autoridades e os agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargo de confiança no Poder Executivo; 

- Os que pertençam ao serviço eleitoral; 

- Os eleitores menores de 18 anos; 

- Os eleitores do grupo de risco para a Covid-19.

Vantagens do mesário

Todo cidadão que prestar serviço à Justiça Eleitoral como mesário será dispensado do serviço (público ou privado), mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral, pelo dobro dos dias que tiver ficado à disposição da Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento, ou qualquer vantagem (Lei nº 9.504/97, art. 98).  Além das folgas, há concessão de horas complementares para mesários estudantes de universidades parceiras do Programa Mesário Universitário (Veja a lista completa).



*com informações do TRE-RJ