Dia Nacional de Ação de Graças é oportunidade para agradecer

Hoje é o Dia Nacional de Ação de Graças. A data, comemorada sempre na quarta quinta-feira de novembro, remonta ao passado dos Estados Unidos e é uma ótima oportunidade para cultivar a gratidão.

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês) tem origem no século 17. Segundo fontes históricas, em 1621 a cidade de Plymouth, nas colônias inglesas da América do Norte (hoje Estado Unidos da América), passou por um inverno rigoroso e, logo após, teve uma ótima colheita de milho. Foi então que o governador da região decidiu dar uma festa para agradecer a Deus pela boa safra.

Mais de 200 anos depois, em 1863, o evento já tinha se tornado tradição, o que levou o presidente americano Abraham Lincoln a oficializar a data como Feriado de Ação de Graças. Desde então, em toda quarta quinta-feira do mês de novembro, as famílias americanas se reúnem para um farto jantar a fim de agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano. As igrejas realizam cultos especiais de gratidão e, junto com instituições de caridade, oferecem jantares aos mais necessitados.

A data também é lembrada pelos cristãos do Brasil desde 1949, quando foi instituído o Dia Nacional de Ação de Graças no país. Em 1965, a comemoração passou a ser marcada na mesma data americana (quarta quinta-feira de novembro).

Apesar de não ser feriado aqui no país, essa é, novamente, uma ótima oportunidade para relembrar e agradecer pelas bênçãos do ano.