Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. GRAACC tem cartilha para pais identificarem

Nesta segunda-feira (23), é observado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Segundo o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), são diagnosticados quase 9 mil casos por ano no Brasil, mas esse número deve cair em 2020, não por uma tendência de saúde, mas por falta de procura por exames.

Pensando nisso, o GRAACC lançou uma cartilha para ajudar os pais a identificarem e saberem o que fazer em relação às leucemias agudas, que representam 25% dos diagnósticos de câncer em crianças menores de 15 anos no Brasil. Segundo o Grupo, as doenças são distintas, com muitas apresentações clínicas, porém, na maioria dos casos, o diagnostico precoce e o tratamento adequado podem levar as chances de cura a mais de 85%.

Entre os sinais e sintomas estão anemia, palidez, sangramentos, febre, dor óssea e articular. Segundo a cartilha do GRAACC, os responsáveis podem identificar os primeiros sintomas, mas somente um médico pode indicar o momento de iniciar uma investigação mais especializada para o diagnóstico preciso.

Você pode encontrar a cartilha completa clicando aqui.

Sobre o GRAACC

O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) atua desde 1991 “com a missão de oferecer todas chances de cura, com qualidade de vida, a crianças e adolescentes com câncer”. O GRAACC tem um complexo hospitalar especializado em São Paulo e possui parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


Siga-nos