Idoso reencontra família após 70 anos em São Paulo

O senhor Laudelino Martins da Silveira, de 83 anos, teve uma grande surpresa nesta semana. Morador de Tupã, em São Paulo, o trabalhador rural reencontrou familiares 70 anos depois de se perder, quando tinha apenas 13.

Na época “seu Lau” se atrasou para voltar ao trem durante uma viagem que a família fazia para São Paulo. Eles estavam saindo da Bahia em busca de melhores condições de vida, mas seu Laudelino, em uma das paradas, desceu do trem para “dar uma volta” e não conseguiu voltar a tempo da partida.

Perdido, ele foi levado a um abrigo em São Paulo, onde ficou por cinco meses, antes de fugir com um amigo para a cidade de Tupã, onde passou mais quatro anos em um Juizado de Menores. Depois disso, seu Lau conseguiu um trabalho, casou e estabeleceu vida na cidade do interior paulista.

Sete décadas depois da separação, parentes de seu Lau decidiram contar sua história na internet e, com a ajuda de um investigador, conseguiram encontrar os familiares originais do senhor, com quem foi reunido nas cidades de Campinas, Adamantina e Pacaembu, em São Paulo.

Ao G1, seu Laudelino descreveu a sensação de rever os familiares no dia de seu aniversário de 83 anos:

“Me senti abandonado. [...] Setenta anos sem se ver e a gente estava tão perto. Foi tão bacana, no dia do meu aniversário conheci meus irmãos de Campinas e já estamos marcando outra festinha.”