Bolsonaro visita subestação de energia no Amapá. Distribuição deve voltar nesta semana

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou neste sábado (19) o estado do Amapá, que enfrenta problemas de fornecimento de energia há 19 dias, depois de dois apagões no período. Bolsonaro foi a uma subestação de energia em Macapá, capital do estado, e participou da cerimônia de ligação de geradores que ajudarão no restabelecimento da energia.

O governo federal liberou no ultimo dia 10 de novembro mais de R$ 21,6 milhões ao Amapá para o aluguel de geradores e a compra de combustível usado na operação dos equipamentos. Na visita de hoje, o presidente ligou um dos geradores, que finalmente entraram em funcionamento.

A expectativa é que, com o início da operação dos geradores termoelétricos, sejam ativados 45 megawatts de energia, possibilitando o restabelecimento de 100% da distribuição de eletricidade no Amapá. Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, isso deve ocorrer até a próxima quinta (26) com a chegada de um novo transformador:

"Acreditamos, dentro daquele cronograma que nós temos de ações, que, no dia 26 de novembro, um outro transformador que foi transferido de Laranjal do Jari para a Subestação Macapá, entre em operação. Com isso, nós teremos disponibilidade de energia superior ao que tínhamos no dia 03 de novembro para o Amapá. Teremos uma reserva de energia grande, dando segurança a toda a população do Amapá" – disse o ministro.

Também esteve na cerimônia de hoje o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM), que é do estado do Amapá.