Estudo sugere que usar computador e celular ao mesmo tempo pode ser ruim para a memória

Um estudo publicado na revista científica Nature constatou que o comportamento de usar mais de uma tela ao mesmo tempo (computador, celular, TV, tablet) pode estar relacionado a um mal desempenho da memória. O comportamento é muito comum entre jovens e entre pessoas que trabalham em escritório.

A pesquisa foi realizada com 80 jovens adultos, com idades entre 18 e 26 anos e foi observado um aumento nos lapsos de atenção, de momentos de esquecimento e de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) naqueles com comportamento “multitela”.

A pesquisa foi realizada medindo a reação dos participantes a imagens de objetos no computador. Primeiro, eles viam uma série delas em uma primeira rodada; após 10 minutos, eram apresentados a uma segunda rodada de imagens e precisavam responder perguntas, como se elas eram maiores ou menores que as anteriores e se tinham visto algumas das imagens repetidas nas duas rodadas ou não.

Observando as mudanças na atividade das ondas cerebrais e no diâmetro da pupila dos voluntários, os condutores do estudo chegaram à conclusão de que o uso de várias telas está, de fato, associado a uma maior tendência a lapsos de atenção e a uma piora da memória episódica, que é a memória de eventos autobiográficos, ou a coleção de experiências de vida das quais podemos nos recordar ativamente.