Brasil participa da Cúpula do G20, que se reúne virtualmente neste fim de semana

Acontece neste fim de semana, na Arábia Saudita, com participação do Brasil, mais uma reunião anual da cúpula do G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo. O evento de hoje (21) e amanhã (22) tem pela primeira vez um país árabe como sede, mas será realizado em formato remoto por conta das restrições da pandemia.

A pandemia, inclusive, deve ser a pauta principal do encontro. Com a corrida por uma ou mais vacinas eficazes se acirrando e aproximando de um final feliz, os países devem discutir os impactos econômicos que trouxe a Covid-19 em todos os continentes. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB mundial deve encolher 4,4% em 2020.

Ainda segundo o FMI, os países do G20 gastaram US$ 11 trilhões em medidas de salvamento de suas economias durante a crise do coronavírus. Em comunicado, a presidência do G20 confirmou que retomar o crescimento e desacelerar a pobreza são pontos-chave do encontro:

“A cúpula deste ano tem mais significado, pois o mundo está olhando para os esforços do G20 em proteger vidas e meios de subsistência e ajudar na recuperação pós-pandemia. Os líderes do G20 também abordarão questões para preparar o caminho para uma recuperação econômica inclusiva, sustentável e resiliente e estabelecer as bases para um futuro melhor. Os objetivos da presidência saudita do G20 se concentram em capacitar as pessoas, protegendo o planeta e criando novas fronteiras”