ALERJ aprova folga remunerada para servidores do estado do Rio realizarem exames de câncer

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei que confere três dias de folga remunerada por ano para que os servidores do estado possam realizar exames preventivos contra todos os tipos de câncer.

O projeto de lei 640/15, do ex-deputado Átila Nunes, altera uma lei já existente que previa folga de um dia para que as servidoras mulheres realizassem exames de detecção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. O texto agora segue para a sanção ou veto do governador em exercício do Rio, Cláudio Castro.

A norma vale para todos os funcionários do estado, sejam eles estatutários, do regime de CLT, comissionados, temporários ou terceirizados. Também caberá ao governo estadual realizar campanhas educativas e facilitar o acesso gratuito dos servidores aos exames preventivos.

Novembro Azul

No mês de novembro ocorre o “Novembro Azul”, uma campanha de conscientização para que homens estejam mais atentos aos cuidados com a saúde. Entre as principais propostas da campanha está o combate aos cânceres, em especial ao de próstata, que é a segunda maior causa de mortes de homens no Brasil, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Saiba mais sobre o Novembro Azul