Publicidade

Lições tiradas da anatomia de Cristo

1 Coríntios 12.12-14 – (12) Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (13) Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. (14) Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. (18) Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. (19) E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? (20) Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. (27) Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.



Introdução: certa vez lendo uma apostila sobre missão encontrei as seguintes frases:

- Cada coração com Cristo é um missionário.

- Cada coração sem Cristo é um campo missionário.

Ao ler essas duas frases podemos chegar à seguinte conclusão: quem não admitir ser um missionário, automaticamente é um campo missionário.

Hoje queremos falar especialmente para missionários, e usaremos uma das mais empolgantes simbologias sobre a igreja – “O corpo humano e o corpo de Cristo”. Certamente Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, se sentiu à vontade depois de certamente conhecer a simbologia da videira verdadeira, falada pelo mestre dos mestres em João 15 e do povo de Deus como um exército no Antigo Testamento.

A analogia da videira em João 15:

✓ Jesus é a videira;

✓ O Pai é o agricultor;

✓ Nós somos os ramos (varas).

Obs. Basicamente essa analogia via deixar claro a necessidade do povo de Deus estar ligado em Jesus para ser bem sucedida na sua missão.

Quando falamos “corpo de Cristo” podemos ter uma visão global (igreja de Cristo na terra) ou parcial (os membros de uma igreja local).

Para entendermos melhor essa questão se faz necessário aprender o seguinte:

Obs. A igreja como um corpo deve ter em mente qual é a sua missão e quais são as suas metas.



Da anatomia física para a espiritual.



1. Cada membro tem uma função no corpo de cristo. (v.27 - Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.)

❖ Cada membro é um ministro.

Uma igreja escreveu bem grande no seu boletim semanal: Ministros, todos os membros. Auxiliar dos ministros, pastor da igreja.

❖ Cada ministro tem um ministério.

❖ Ministro sem ministério não existe é ex-ministro.

Li em um jornal: Ayres Brito, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. Não exerce ministério é ex-ministro.



2. Cada membro tem uma função diferente no corpo de cristo. (v.7,19 – (7) Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. (19) E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?)

❖ Nem todo mundo é obrigado a “evangelizar” da mesma maneira. (Uns falam, outros oram emquanto enquando o que tem habiliadades parafalar tem alguém dando o suporte)



3. Cada membro tem uma função importante no corpo de cristo. logo são necessários (v.22 - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;)

❖ Todos os membros são úteis, serverm par algum propósito específico.

❖ O baço não serve para nada?!: O baço influi na composição do sangue que irriga nosso corpo e ele controla a quantidade desse líquido vital em nossas veias e artérias. A atividade do baço está relacionada com o aparelho circulatório.

Obs. Ilustr. Assembleia na carpintaria.



4. Essa função é determinada pelo senhor (v.18 - Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.)

❖ Se Deus quer que voce pregue, não cante.

❖ Se Deus quer que voce somente cante, não pregue. (Ilustr. Rick Warren)

❖ A bíblia diz: 1 Timóteo 3.1 - Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 

❖ Ao homem cabe desejar, a Deus o efetuar.

5. Cada membro está ligado ao outro através de funções interdependentes (v.25 - Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.) logo precisam um do outro (v.21ª - E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti;)

Interdependente: inter (interação + dependente) que depende com reciprocidade. Precisando assim que age sinergia.

Sinergia deriva do grego synergía, cooperação < sýn, juntamente com érgon, trabalho. É definida como o trabalho ou esforço coordenado.

Obs. O cérebro manda beber água.

6. {6 e 7}Se um membro padece todo o corpo sente e sofre (v.26a- De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele;)

“O que é mais fácil?”

❖ Chorar com os que choram,

❖ Ou se alegrar com os que sstão alegres?

7. Se um membro é honrado todo o corpo regosija e usufrui dos resultados. (v.26b - e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.)

❖ Eu acredito piamente que um dos termômtro que deus usa para “saber” que estamos promta para receber a nossa benção , é a maneira que reagimos quando o outro está sendo honrado.

8. Até o cabeça que é cristo adimite precisar dos membros do seu corpo. (v.21 - nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.)

João 6.37 - Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

❖ Falamos de interdependência.

❖ Que diferente de dependência.

❖ E de independência.

Obs.: Deus precisa de nós mais não depende de nós, nós precisamos dele e dependemos Dele.

9. Os membros devem procurar (desempenhar) com zelo as suas funções (v.31a - Portanto, procurai com zelo os melhores dons;)

❖ Qual é o melhor dom?

❖ Aquele que recebemos do Senhor.


s