Amapá sofre novo blecaute em meio ao apagão que já dura 16 dias

O estado do Amapá sofreu nesta terça (17) um novo blecaute que afetou 13 de suas 16 cidades. A queda total de energia ocorreu por volta das 20h30 do décimo quinto dia de problemas com o fornecimento de energia no estado. No dia 03 de novembro, o primeiro apagão deixou os amapaenses totalmente sem luz por quase uma semana, quando o fornecimento passou a ser realizado em sistema de rodízio.

Moradores da capital, Macapá, informaram que por volta das 22h40 de ontem a energia começou a voltar, mas, desde então, apresenta falhas e oscilações. Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) confirmou o problema e informou que está trabalhando para restabelecer o fornecimento total. A concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) informou que o blecaute não teve origem em suas linhas de transmissão.

A madrugada foi marcada por protestos na capital.

Eleições remarcadas

Sem fornecimento regular de energia desde 03 de novembro, as eleições na capital do Amapá, Macapá, foram adiadas e não ocorreram no último domingo (15). Os demais municípios do estado realizaram o pleito. Pouco antes do novo apagão de ontem, na mesma noite, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia dado o aval para que o primeiro turno em Macapá fosse realizado no dia 06 de dezembro. Ainda não se sabe se a data será afetada.