Quatro cidades do Rio esperam decisão da justiça para saber resultado das eleições

Três cidades do Rio de Janeiro ainda esperam decisões da Justiça Eleitoral para saberem o resultado das eleições. Em Duque de Caxias, o prefeito Washington Reis (MDB) foi reeleito em primeiro turno, mas sua candidatura está “sub judice”. Neto (DEM) foi eleito em Volta Redonda e também aguarda recurso, assim como Renato Cozzolino (PP), em Magé. A situação é parecida com a de Wladimir Garotinho (PSD), em Campos dos Goytacazes, que passou para o segundo turno.

Em Caxias, o prefeito Washington Reis (MDB) foi reeleito em primeiro turno com 54,55% dos votos. Acontece que sua candidatura foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com base na lei da ficha limpa. O tribunal entendeu que Reis não poderia disputar a eleição porque tem uma condenação por crimes ambientais no Supremo Tribunal Federal (STF). Como cabe recurso, o prefeito pôde concorrer, mas, por ora, não poderá assumir novo mandato.

Em Magé, Renato Cozzolino (PP) levou 27,13% dos votos e foi eleito prefeito, já que não há segundo turno na cidade. Porém, o TRE entende que Cozzolino está inelegível por ter sido condenado pelo próprio tribunal por abuso de poder político e conduta vedada nas eleições de 2018. Ele recorreu e aguarda a decisão da justiça.

Em Volta Redonda, o ex-prefeito Neto (DEM) foi eleito com 57,20% dos votos, mas também espera recurso para reverter a decisão do TRE de anular o registro de sua candidatura. A justificativa são as rejeições das contas da prefeitura de Volta Redonda pela Câmara Municipal do município em 2011 e 2013, quando Neto era prefeito.

Em Campos, quem está com a candidatura sub judice é Wladimir Garotinho (PSD), que obteve 42,9% dos votos válidos e se classificou para o segundo turno. No caso do município, é o vice de Garotinho, Frederico Paes (MDB), que está com pendências na Justiça Eleitoral. Segundo o TRE-RJ, Paes não cumpriu o prazo necessário para deixar a direção do Hospital Plantadores de Cana. A chapa também recorre da decisão.