YouTuber usa Playmobil para contar histórias bíblicas

O que parece ser brincadeira de criança para o autor, diretor, dramaturgo e estudioso literário alemão Michael Sommer é uma arte. Ele usa figuras do Playmobil para contar histórias bíblicas em formato de vídeo. O resultado desta combinação de bonecos, narrativa humorística e conteúdo impressiona o público mais velho.

Na nova série "Bible to go", um livro bíblico é resumido em um vídeo de aproximadamente dez minutos. Desde o início de outubro, um novo episódio é publicado no portal de notícias protestantes evangelisch.de todas as terças-feiras. Sommer apresentará a Bíblia inteira em sessenta e seis vídeos em pouco mais de um ano.

Sommer reúne o conjunto para cada episódio a partir de uma coleção de cerca de 1.500 bonecos da Playmobil. Algumas figuras ele lança "historicamente", como o Faraó do Egito. No entanto, Noé aparece como um lenhador - afinal, ele tem uma arca para construir.

Evitando clichês

Ele quer dar uma "nova olhada" nas histórias bíblicas e encorajar as pessoas a fazerem o mesmo. Preparando-se para este projeto, ele leu a Bíblia "de capa a capa". Em alguns casos, os textos são claros e concisos, em outros "irritantes", de modo que Sommer se pega perguntando "o que Deus possivelmente tinha em mente". Para manter a duração de cerca de dez minutos, ele também deve decidir quais são as declarações principais para cada livro bíblico.

Segundo Sommer, a Bíblia é "um livro muito heterogêneo", exigindo amplo envolvimento com seu conteúdo e tipos de texto. Esse processo de discernimento "mantém os textos vivos", conclui. A própria série de vídeos também é um convite ao engajamento: “Se as pessoas se irritam com um dos vídeos, então pegue a Bíblia, leia os próprios textos e talvez até converse com alguém sobre eles, fico feliz. Então o objetivo é alcançado. "

“Uma das maiores conquistas da Reforma foi a tradução da Bíblia nas línguas nacionais”, disse o secretário regional para a Europa da Federação Luterana Mundial (FLM), Ireneusz Lukas. “Todos foram incentivados a ler e refletir sobre os textos bíblicos.” Hoje, quando muitas pessoas usam a internet como plataforma de aprendizado, novas formas de aprendizado sobre a Bíblia são necessárias. “Filmes de dez minutos com personagens da Playmobil não substituem a leitura da Bíblia, mas certamente podem trazer as histórias da Bíblia para mais perto das pessoas e incentivá-las a aprender mais sobre elas”, diz Lukas. “Nesse sentido,‘ Bíblia para viagem ’se encaixa bem com a tradição da Reforma de levar a Palavra de Deus a todas as pessoas.”

Literatura mundial como ponto de partida

O projeto bíblico de Michael Sommer complementa seu canal no YouTube "Sommers Weltliteratur to go" (World Literature to go). Ele usou os mesmos “atores” e procedimento para este projeto que usou para “Bíblia para viagem” e recebeu o Prêmio Grimme Online em 2018. Até agora, ele resumiu um trabalho de literatura mundial lá uma vez por semana - como ajuda para os alunos e alunos e geralmente para estimular o gosto do público para a leitura.

Com "Bibel to go", ele é agora um dos 19 apresentadores diferentes nos vários formatos e plataformas de mídia social associadas com conteúdo cristão protestante.