Três universidades brasileiras estão entre as 10 melhores da América Latina

O Brasil emplacou três universidades entre as 10 melhores da América Latina, classificadas em um ranking da consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds). As representantes brasileiras são a Universidade de São Paulo (USP), em segundo lugar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em quinto, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em nono.

Na edição de 2021, o Ranking QS com mais de 410 instituições, e quem lidera é a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC). Os países com mais representantes são Brasil, México e Colômbia, que compõem mais da metade do ranking. Chama a atenção o fato de as três brasileiras no top 10 serem universidades públicas.

Outras cinco instituições de ensino superior do Brasil aparecem entre as 25 melhores avaliadas. São elas a Universidade Estadual Paulista (UNIP), em 12º; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 15; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), em 17º; Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS), em 19º; e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 23º.

Segundo a QS, são avaliados quesitos como produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa, entre outros.