Hospital público de Porto Alegre/RS recebe robô que desinfecta ambientes de Covid-19

O Hospital da Criança Conceição, na Zona Norte de Porto Alegre/RS recebeu um novo equipamento para combate da Covid-19. Trata-se de um robô que faz a desinfecção de ambientes expostos ao coronavírus. Ele foi produzido e doado por PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e INSTOR, empresa instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUC/RS.

Segundo os desenvolvedores, a Jaci, como foi batizada, usa uma tecnologia com luz UV germicida, que penetra e destrói o material genético de vírus e bactérias. O equipamento também utiliza ozônio, que tem alto poder oxidante e mata vírus, bactérias e fungos. O sistema é capaz de eliminar 90% dos microrganismos presentes nos ambientes.

Quando em funcionamento, a Jaci exige que os ambientes estejam vazios. Para isso, ela emite alertas sonoros e luminosos e também possui detectores de movimento para prevenir exposição acidental de pessoas.

O robô foi pensado para ajudar nos hospitais, aeroportos, aviões, ônibus, rodoviárias, escritórios, indústrias, shoppings, centros comerciais, escolas e universidades. Agora, a Jaci foi doada pelos desenvolvedores para o Hospital da Criança Conceição, unidade pediátrica em Porto Alegre/RS que atende 100% pelo SUS.