Brasil tem a menor taxa de transmissão de coronavírus desde o início da pandemia A taxa média de transmissão da Covid-19 no Brasil é de 0,68, segundo levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta semana. Trata-se do valor mais baixo desde abril. Na semana passada a taxa era de 1,01.

A taxa de transmissão representa o número de pessoas que cada infectado pelo coronavírus reinfecta e é uma das principais referências para acompanhar a evolução epidêmica do coronavírus no país.

O atual índice indica que cada 100 pessoas contaminadas transmitem para outras 68, freando o contágio.

O Imperial College destaca que a notificação de mortes e casos no Brasil está mudando, e "os resultados devem ser interpretados com cautela".

Há diferença nos cenários regionais, pois os estados, em um país continental como o Brasil, se encontram em momentos diferentes da pandemia.

Também é preciso considerar que os dados referentes aos números de casos e de óbitos no país estão desatualizados neste momento devido a problemas no sistema de informações do Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, as redes foram afetadas por um vírus e por medida de precaução, alguns sistemas foram tirados do ar.

Segundo a estimativa, o Brasil é o terceiro país com menor taxa de contágio da doença neste momento, atrás apenas do Uzbequistão e da Bolívia.