Helicóptero transportando coração cai, médico derruba órgão no chão, mas transplante tem sucesso

Um helicóptero que transportava um coração se chocou bruscamente com o heliponto de um hospital de Los Angeles, nos Estados Unidos, no último sábado (07). Com ferimentos leves, um médico responsável ainda deixou o órgão cair no chão e caiu sobre ele, antes de um outro profissional recuperar o coração e conduzi-lo para o hospital. No fim das contas, o transplante ainda foi um sucesso.

O caso ocorreu no prédio do Hospital Universitário da Universidade do Sul da Califórnia. Segundo nota da unidade, o helicóptero capotou para o lado após se chocar fortemente com o solo. Apesar do susto, o piloto e dois médicos que estavam a bordo não sofreram lesões graves.

Mas o mais impressionante não foi a queda do helicóptero. Já são e salvo no heliponto, um dos médicos que carregava o coração tropeçou em um pedaço da fuselagem da aeronave e caiu no chão, derrubando também o recipiente com o órgão. Seu companheiro recuperou o coração caído e, segundo o hospital, conseguiu leva-lo a tempo de ser transplantado em segurança para o paciente que esperava e no tempo correto.

A empresa que realizava o transporte aéreo afirmou que as causas do incidente ainda não são conhecidas, mas que a companhia está cooperando com as autoridades de aviação na investigação do caso. Eles também comemoraram o fato de que nenhuma pessoa se feriu com gravidade.

Corrida contra o tempo 

O transporte de um coração para transplante é uma corrida contra o tempo. Segundo a CNT (Companhia Nacional de Transporte), o tempo de transferência entre doador e receptor não pode chegar a 6 horas.