Já tomou café da manhã hoje? Entenda porque a primeira refeição do dia é tão importante

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas por que essa, que é a primeira refeição do dia, tem tanto valor para nossa saúde?

Acontece que, quando acordamos, estamos vindo de um longo período de jejum desde a última refeição do dia anterior, passando pelas horas de sono e pelas primeiras horas da manhã. Porém, nosso organismo nunca para, apenas passa a trabalhar em “menor frequência”. Portanto, é nesse momento que nosso corpo mais precisa de uma ingestão de energia, como se fosse um reabastecimento.

Além da falta de energia, passar períodos maiores sem se alimentar pode afetar nosso humor, concentração e nos levar a desenvolver hipoglicemia, por conta dos baixos níveis de glicose no sangue. A longo prazo, pular o café da manhã também pode gerar indivíduos com sobrepeso ou obesos, que compensam a falta da primeira refeição comendo mais do que deviam no restante do dia.

Por isso, um bom café da manhã é essencial e não deve ficar restrito à palavra “café”. Especialistas indicam que é importante ingerir outros nutrientes que estão presentes, por exemplo, em alimentos a base de trigo e outros cereais, como pães e biscoitos; derivados do leite, como leite integral, iogurtes e queijos; além de frutas e sucos naturais.

Embora alguns especialistas divirjam se o café da manhã é mesmo a refeição mais importante do dia, todos concordam que é uma parte fundamental da nossa dieta.