Título de eleitor digital poderá ser usado para votar ou justificar ausência

O aplicativo e-Título é uma via digital oficial do título de leitor físico tradicional e poderá ser usado para votar nas eleições municipais do próximo domingo (15) ou para justificar a ausência no pleito. O app pode ser baixado gratuitamente no smartphone pelas lojas do Android e do iPhone.

Pelo título digital o eleitor poderá ter acesso a informações cadastradas na Justiça Eleitoral, como zona e seção eleitorais e número do título. No dia da eleição, o aplicativo poderá substituir o título de papel e, para quem já fez o cadastro biométrico, dispensará também a apresentação de documento com foto.

Quem ainda não passou pelo cadastramento, precisará apesentar algum dos seguintes documentos: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Certidões de nascimento ou casamento não servem para comprovação de identidade.

Ao baixar o e-Título, o eleitor precisará fazer o login com seu CPF e responder a algumas perguntas de segurança, como o local de votação ou o número de telefone cadastrado na Justiça Eleitoral.

Também é possível consultar sua situação com a Justiça Eleitoral e, depois da eleição, será possível justificar a ausência sem sair de casa ou consultar endereços para a justificativa presencial. O app é acessível para pessoas com deficiência visual.