Seu corpo está cheio de metais... se você for uma pessoa saudável

Não é segredo que o corpo humano é um organismo complexo e surpreendente. Mas algo que muita gente não sabe e se assusta ao descobrir é que nós estamos constantemente ingerindo alguns metais que são essenciais para o funcionamento da nossa “máquina”.

Sim, você já deve ter lido na embalagem de cereais: “rico em ferro”. O que talvez não saiba é que quando comemos esse alimento, estamos literalmente ingerindo ferro, mas claro, em menores quantidades. E esse não é o único metal que colocamos pra dentro.

Existem 14 metais que são fundamentais na nossa dieta. Alguns deles, que costumamos chamar de sais minerais, são: o cálcio, encontrado em derivados do leite; o sódio, de carnes, peixes, sal de cozinha; o potássio, de frutas como a banana; E o ferro, de cereais. Há ainda o magnésio, o cobre, o zinco, entre outros.

Uma dieta desbalanceada, tanto com excesso ou deficiência desses metais, pode ser muito perigosa. Quem come pouco ferro, por exemplo, pode ter anemia; a deficiência de cálcio pode gerar problemas ósseos; já o excesso de sódio pode causar hipertensão. Por isso é sempre recomendado o acompanhamento de um nutricionista.

Mas, obviamente, nem todos os metais podem fazer parte de nossa dieta. O arsênio, por exemplo, assim como os metais pesados, como o chumbo, são tóxicos ao homem e podem causar graves reações se ingeridos.