Kassio Nunes toma posse como ministro do STF nesta quinta (05)

Tomará posse hoje (05) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador Kassio Nunes Marques. O novo ministro substituirá o decano Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13 de outubro. A cerimônia, marcada para às 16h, será conduzida pelo presidente do STF, o ministro Luiz Fux.

A posse acontece sem presença de convidados no plenário por conta das restrições impostas pela Covid-19. Estarão presentes apenas algumas autoridades como o presidente Jair Bolsonaro; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; o procurador-geral da República, Augusto Aras; além de Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Kassio Nunes foi indicado oficialmente por Bolsonaro no último dia 02 de outubro para a vaga de Celso de Mello. Ele foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e teve sua indicação aprovada pela casa por 57 votos a 10, no dia 21 de outubro.

Natural de Teresina, no Piauí, Kassio tem 48 anos. Atuou como desembargador. Foi advogado por cerca de 15 anos e juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí. Posteriormente, foi desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília, antes de chegar ao STF.



*com informações da Agência Brasil