Hospital de Bonsucesso reabrirá parcialmente

O Hospital Federal de Bonsucesso vai reabrir na próxima semana os prédios 3, 4, 5 e 6 para atendimento ambulatorial e exames. A Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro informou que interditou o prédio 1 da unidade após vistoria realizada nesta sexta-feira (30) ter apontado “risco estrutural e de instalações”.

“A gente notou que existem riscos nas questões de instalações e na parte civil. Por isso a gente fez uma nova interdição de todo o bloco 1. A administração do hospital recebeu essa interdição para que proceda a imediata recuperação e eliminação dos riscos”, disse Eduardo Pierre, coordenador técnico da Defesa Civil.

O Centro de Imagens (bloco 2) do HFB, anexo ao bloco 1, já havia sido fechado ontem (29) após vistoria parcial.

Protesto de funcionários

Mais cedo, funcionários do hospital protestaram contra um possível fechamento do HFB por tempo indeterminado. Entretanto, o diretor-geral da unidade, Edson Santana, negou a informação:

“Não existe isso. (O hospital) está parado porque precisamos avaliar a parte elétrica e alguns locais. Mas alguns serviços, na semana que vem, já estarão funcionando. Voltaremos o mais breve possível. Estamos trabalhando 24 horas por dia para resolver esse problema.”

Segundo Santana, todos os exames de oncologia estão sendo reagendados para outros hospitais e a possibilidade de transferência de alguns servidores para outras unidades “está sendo avaliada”.

Incêndio

O Hospital Federal de Bonsucesso foi atingido por um incêndio na terça-feira (27). Quatro pacientes morreram após transferência do hospital. A Policia Federal investiga o que causou o fogo.